O prefeito Eduardo Hagge (MDB), o vice-prefeito Alécio Chaves (PSB) e os 15 vereadores eleitos no pleito municipal de 2024 tomaram posse de seus cargos na manhã desta quarta-feira (1º) em sessão solene realizada no Plenário da Câmara Municipal de Itapetinga-BA.
A cerimônia começou por volta das 10 horas. O vereador Luciano Almeida (MDB) assumiu a direção dos trabalhos por ter sido o vereador eleito mais velho, conforme dispõe o Regimento Interno da Casa Legislativa.
Após a entrega da declaração pública de bens e posterior leitura do termo de compromisso de posse, todos os parlamentares municipais foram empossados e juramentaram o exercÃcio de seus mandatos frente ao público presente.
Os vereadores eleitos prometeram cumprir a Constituição Federal, a Constituição Estadual, a Lei Orgânica do MunicÃpio e as leis que forem aprovadas e, além disso, desempenhar com lealdade, seriedade e honestidade o mandato e trabalhar pelo progresso do municÃpio e bem-estar do povo.
Eleição da Mesa Diretora
Logo em seguida, houve a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itapetinga para a qual foram apresentadas duas chapas.
A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores ocorreu sob votação secreta, como manda o Regimento. A Mesa Diretora é formada pelo presidente, vice-presidente e dois secretários.
Com oito votos favoráveis, o vereador Luciano Almeida foi eleito presidente do Poder Legislativo para os próximos dois anos, tendo como vice Neto Ferraz (PDT); Tiquinho Nogueira (PSD) na primeira secretaria e Manu Brandão (MDB) na segunda secretaria.
A chapa que não foi eleita recebeu sete votos e era formada por Tarugão (MDB) na presidência, Peto (MDB) na vice-presidência, Valquirão (MDB) e Sidinei do Sindicato (PSD) como primeiro e segundo secretários, respectivamente.
O presidente Luciano Almeida está em seu segundo mandato como vereador de Itapetinga. Ele tem 53 anos de idade, é casado, evangélico, zootecnista e tem ampla experiência em gestão pública, tendo atuado como secretário municipal de Transporte, Meio Ambiente e Educação.
Posse do prefeito e vice-prefeito
Já investido do cargo de presidente, Luciano Almeida oficializou a posse do prefeito Eduardo Hagge (MDB) e do vice Alécio Chaves (PSB).
Eduardo Jorge Almeida Hagge tem 63 anos de idade, é médico veterinário, casado com Maria José Hagge, mais conhecida como Zezé Hagge, pai de quatro filhos, tem experiência de mais de 30 anos de trabalho na iniciativa privada e vem de uma famÃlia com tradição na polÃtica. Eduardo Hagge é filho do ex-prefeito e ex-deputado estadual baiano Michel Hagge, irmão da saudosa ex-vereadora, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Itapetinga e ex-deputada estadual baiana VirgÃnia Hagge e tio do ex-prefeito Rodrigo Hagge.
Alécio Chaves, por sua vez, tem 59 anos de idade, é casado, evangélico, graduado em História, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional. Ocupou o cargo de vice-prefeito de Itapetinga de 2013 a 2016 e foi secretário municipal de Educação de Itapetinga no perÃodo de janeiro 2009 a abril 2012. Também foi vice-diretor do Colégio Modelo LuÃs Eduardo Magalhães e diretor do Núcleo Territorial de Educação – NTE 08, Território Médio Sudoeste da Bahia.
O vice-prefeito Alécio Chaves teve a oportunidade de discursar durante a cerimônia. Ele lembrou que assume o cargo pela segunda vez e falou sobre três compromissos estabelecidos: o compromisso polÃtico com a cidade, o compromisso com o passado da cidade e o compromisso com o futuro da cidade.
“A credibilidade e o êxito da gestão vão estar na nossa postura, por isso que é fundamental essa parceria entre Executivo e Legislativo”, acrescentou o vice-prefeito.
Seguindo o rito estabelecido no Regimento Interno da Casa Legislativa, foi proferido o discurso do prefeito. Em seu discurso, Eduardo Hagge prometeu fortalecer a economia local, investir em educação de qualidade, cuidar da saúde da população e promover melhorias em infraestrutura e segurança. “Nosso objetivo é construir uma Itapetinga mais justa, mais inclusiva e cheia de oportunidades para todos”, garantiu.
O prefeito assegurou que seu governo será pautado pela transparência, pelo diálogo e pelo respeito. “Quero ouvir cada cidadão, cada liderança comunitária, cada jovem e cada idoso. A construção de uma cidade melhor depende da união de esforços e da soma de ideias”, afirmou.
Ao encerrar o discurso, o prefeito Eduardo Hagge deixou uma mensagem de esperança ao povo de Itapetinga: “Juntos, com trabalho árduo e dedicação, faremos de Itapetinga um lugar ainda melhor para se viver. A caminhada não será fácil, mas com coragem e fé, enfrentaremos os desafios e celebraremos as conquistas que virão”.
Discurso do presidente
Por último, discursou o presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Almeida. O presidente disse que tem certeza que o diálogo e a democracia serão cada vez mais praticados na Casa Legislativa. Bastante emocionado, fez agradecimentos a Deus, à famÃlia, aos assessores, apoiadores e simpatizantes.
O novo presidente ainda pontuou alguns objetivos, dentre eles o de aproximar o legislativo da comunidade e o de construir uma gestão pacÃfica e harmoniosa.
“Estaremos dedicando esforços para construir um legislativo mais forte, no qual sejam desenvolvidas leis que contribuam ativamente e colaborem para uma melhor governabilidade municipal e consequentemente traga maior desenvolvimento ao nosso municÃpio, para isso esperamos contar com o apoio dos Nobres Edis no desenvolvimento de Proposições que permitam melhores diretrizes ao Poder Executivo e à comunidade de uma maneira geral”, finalizou.
Ao final da sessão, o pastor Aristóteles Salgado Filho, que é presidente da Assembleia de Deus em Itapetinga, fez uma oração pedindo a bênção de Deus sobre a cidade, as autoridades e toda a população.
Composição da Câmara
A Câmara Municipal de Itapetinga teve um Ãndice de 40% de renovação em sua composição.
Do total de 15 vereadores, nove foram reeleitos para este novo mandato de quatro anos: Anderson da Nova (União), Luciano Almeida (MDB), Manu Brandão (MDB), Neto Ferraz (PDT), Peto (MDB), Sibele Nery (PT), Tarugão (MDB), Tiquinho Nogueira (PSD) e Valquirão (MDB).
Cinco vereadores vão exercer o primeiro mandato: Daniel Lacerda (PODE), Pastor Jean Doriel (PL), Sidinei do Sindicato (PSD), Sol dos Animais (Solidariedade) e Telê (MDB).
Retorna para a Câmara o vereador Diga Diga (PSD) para exercer o segundo mandato. O primeiro foi de 2017 a 2020.
Também estão no segundo mandato os vereadores Luciano Almeida, Manu Brandão, Neto Ferraz, Peto, Sibele Nery e Tiquinho Nogueira.
Anderson da Nova está no terceiro mandato. Já Tarugão e Valquirão exercem o quarto mandato.
Houve aumento na participação feminina na Câmara. A ativista Sol dos Animais vem somar ao lado de Manu Brandão e Sibele Nery.
A Sessão Solene foi transmitida ao vivo pelo canal oficial da Câmara de Vereadores de Itapetinga no YouTube e pela Rádio Fascinação FM.
Confira os eleitos que foram empossados:
Prefeito: Eduardo Jorge Almeida Hagge (MDB)
Vice-prefeito: Alécio Silva Chaves (PSB)
Vereadores:
Aldelino Andrade Fonseca (Peto), do MDB;
Anderson Alves Cruz (Anderson da Nova), do União;
Antônio Ferraz Silva Neto (Neto Ferraz), do PDT;
Daniel Dos Santos Lacerda (Daniel Lacerda); do PODE;
Diego Queiroz Rodrigues (Diga Diga), do PSD;
Eliomar Alves Barreira Castro (Tarugão), do MDB;
Emanuelle Brandão Dias Carvalho (Manu de Chico Ferro Velho), do MDB;
Hildérico de Souza Ferraz Nogueira (Tiquinho Nogueira), do PSD;
Jean Doriel Da Silva (Pastor Jean Doriel), do PL;
Luciano Santos Almeida (Luciano Almeida), do MDB;
Sibele Shirley da Silva Moura Nery (Sibele Nery), do PT;
Sidinei Silva Mendes (Sidinei do Sindicato), do PSD;
Solange Oliveira Dos Santos (Sol dos Animais), do Solidariedade;
Tharles Vieira Souza (Telê) MDB;
ValquÃrio Santos Lima (Valquirão) MDB.
Créditos das fotos: Ascom Prefeitura
Texto: Ascom CMI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário: