Elon Musk comprou terreno no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, por causa da gigantesca reserva Lígio que é a principal matéria prima das baterias dos carros da Tesla. Além de Musk , nessa região de Minas Gerais têm atraído o interesse de empresas internacionais.
Recentemente, a Atlas Lithium, uma empresa americana que desenvolve projetos de exploração de lítio no Brasil, recebeu investimentos de fornecedores chineses de hidróxido de lítio, como o Chengxin Lithium Group e o Yahua Industrial Group, que também fornecem para a Tesla. Por Que o Lítio É Importante nas Baterias?
Capacidade de Armazenamento: O lítio tem alta densidade energética, permitindo que as baterias sejam leves e armazenem mais energia por peso.
Recarregabilidade: As baterias de íon-lítio são conhecidas por sua eficiência, capacidade de ciclos de carga e descarga repetidos sem perder muita capacidade.
Estabilidade Química: O lítio oferece um equilíbrio entre segurança, desempenho e duração.
Como Funcionam as Baterias Tesla?
Tesla usa baterias de íon-lítio avançadas em seus produtos, incluindo carros elétricos, o Powerwall (armazenamento residencial) e o Megapack (armazenamento em larga escala).
Estrutura: Cada bateria Tesla é composta por milhares de células pequenas e cilíndricas.
Tecnologia: Tesla está mudando para baterias LFP (lítio-ferro-fosfato) em alguns modelos, que não utilizam cobalto, tornando-as mais sustentáveis e seguras.
Inovação: A Tesla desenvolveu a célula “4680”, que tem maior capacidade, é mais eficiente e custa menos para produzir.
Lítio e o Brasil
Reservas Naturais: O Brasil é um dos maiores detentores de reservas de lítio no mundo, principalmente em Minas Gerais.
Potencial Estratégico: Elon Musk tem interesse em acessar recursos brasileiros para abastecer a produção de baterias da Tesla, reduzindo a dependência de importação da China ou Austrália.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário: