PESQUISA ELEITORAL ITABUNA OU BARREIRAS? - Falando com Autoridade

16 agosto 2024

PESQUISA ELEITORAL ITABUNA OU BARREIRAS?

 

*SUCESSÃO DE ITABUNA E A TÃO ESPERADA PESQUISA* 



Salta aos olhos, sem precisar ser arregalados como os da coruja, que a pesquisa, divulgada na madrugada de hoje, é do instituto AtlasIntel, que tem parceria com o jornal A Tarde. 


Pesquisa eleitoral é o retrato do momento. A da AtlasIntel foi boa para o prefeito Augusto Castro (PSD-reeleição) e Chico França (PL). Ruim para Fabrício Pancadinha (SDD) e Isaac Nery (PDT). 


Augusto aparece com 45,7%, Pancadinha 25,8%, Chico França 13,1% e Isaac Nery 6,7%. A primeira conclusão é que a polarização Augusto versus Pancadinha não está tão sólida como se pensava. 


O mais surpreendente na pesquisa da AtlasIntel diz respeito a Chico França, candidato que representa não só o bolsonarismo como também o eleitorado de direita. O candidato do PL, em pesquisas anteriores, realizadas por outros institutos, aparece com menos de 3%. 


Outro ponto em relação a Chico França, candidato do PL, abrigo partidário do ex-presidente Bolsonaro, é que atrai apenas 30,1% dos votos do ex-chefe do Palácio do Planalto. Esse percentual pode crescer com o horário eleitoral apontando Chico como o candidato de Bolsonaro, portanto do antipetismo. 


A pesquisa diz também que 65% dos eleitores não sabem quem é Chico França. A já confirmada vinda de Bolsonaro a Itabuna vai fazer com que Chico seja mais conhecido, o que pode provocar uma significativa melhora na intenção de votos. 


Sobre Pancadinha, cujo staff político esperava um empate técnico com Augusto, o mais preocupante foi o alto índice de rejeição, que chega a 55% do universo pesquisado. O discurso de que Pancadinha não está preparado para ser prefeito de Itabuna, protagonizado pelo augustianismo, vem surtindo efeito. 


Quanto a Isaac Nery, o que chamou atenção foi seu nome ser desconhecido por 58% dos eleitores entrevistados. Isaac já foi duas vezes candidato a prefeito de Itabuna e postulante a uma vaga na Câmara dos Deputados.


O estranho na matéria do jornal A Tarde ficou por conta do último parágrafo : "A Pesquisa AtlasIntel/A TARDE ouviu 803 pessoas em Barreiras, no período de 02/08/2024 a 08/08/24". 


Barreiras ? O jornal deve dar uma explicação. Tem muito leitor com a pulga atrás das orelhas.

COLUNA WENSE, SEXTA-FEIRA, 16 DE AGOSTO DE 2024.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: