Uma das figuras mais clássicas e respeitadas da história política de Itabuna tem se dedicado a retornar ao cenário político da cidade no ano vindouro: Geraldo Simões.
Geraldo tem uma extensa carreira política, sendo um quadro de alta relevância do PT, tendo elevado ainda mais o nome do partido em Itabuna e região. Ele foi eleito Deputado Estadual no mandato de 1991-95, mas renunciou em 92 para assumir a prefeitura de Itabuna, de 1993-96. Em 99, assumiu o mandato de Deputado Federal que iria até 2003, mas que ele renunciou em 2000 para assumir a prefeitura de Itabuna novamente pelo PT, de 2001-2004. Depois, retornou como Deputado Federal, de 2007 a 2011 e se reelegeu para o mesmo cargo, de 2011 a 2015.
Após esse período, Geraldo continuou enquanto articulador político sempre se movimentando nos bastidores e mantendo-se como figura de alta relevância para a Bahia nos grupos petistas e correligionários, porém, manteve-se um tanto quanto afastado dos holofotes.
Agora, para o processo eleitoral de 2024, Geraldo pretende retornar à cena, almejando a cadeira executiva de Itabuna e já se declara pré-candidato a prefeito da cidade, entretanto, tem enfrentado uma resistência do grupo petista, pois este se encaminha para apoiar Augusto Castro. Fato é que a disputa será longa e muita água irá rolar daqui até o processo eleitoral se consolidar.
De todo modo, a figura do Geraldo Simões é um nome forte e que, certamente, contribuirá de forma incisiva para a disputa eleitoral de 2024. Geraldo, inclusive, fez aniversário na semana passada e demonstrou prestígio ao ser parabenizado e lembrado por deputados e pelo próprio Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). Currículo, prestígio e história Geraldo tem, resta saber se o PT itabunense irá corresponder a tudo isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário: