ITAMBÉ: CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DISCUTE DIREITO À EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE SOCIOAMBIENTAL E JUSTIÇA - Falando com Autoridade

26 outubro 2023

ITAMBÉ: CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DISCUTE DIREITO À EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE SOCIOAMBIENTAL E JUSTIÇA

Nesta terça-feira (24), o município de Itambé está sediando a Conferência Intermunicipal de Educação Extraordinária (CONAE 2023) dos municípios de Itambé, Firmino Alves, Potiraguá, Itarantim, Macarani e Maiquinique. O encontro é coordenado pelos Fóruns Municipais de Educação, com o apoio administrativo da Secretarias Municipais de Educação.


O evento acontece no Auditório Paroquial e reúne representantes do poder público, conselhos e entidades que atuam na área educacional, segmentos sociais, profissionais da Educação, gestores escolares, membros de Fóruns de Educação, coordenadores do Planos Municipais de Educação e suas equipes de trabalho. Juntos, os municípios envolvidos buscam construir um espaço de formação, comunicação e mobilização social para o fortalecimento da Política Educacional


Entre as autoridades presentes, está a secretária de Educação de Itambé, Mailza Soares; os vereadores Siul Rodrigues, Adailson Pinheiro, Andrea Dutra e Ivana Lopes; o secretário de Saúde, Valdeci Porto; o secretário de Meio Ambiente, Washington Correia; a secretária de Assistência Social, Rose Araújo; a subsecretária de Assistência Social, Marcela Oliveira; além de secretários municipais e outras autoridades dos municípios envolvidos.


A programação desta manhã, conta com a apresentação musical e literária, além da palestra magna ministrada pelo professor Paulo Gaudino, com o tema: Política de Estado, Direito à Educação, Diversidade Socioambiental e Justiça na Terra da Liberdade. Após a explanação do tema, acontece a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência, a análise dos eixos e a elaboração das propostas.


Entre os eixos discutidos durante no encontro estão: PNE como articulador do SNE, sua vinculação aos planos decenais estaduais, distrital e municipais, em prol das ações integradas e intersetoriais; A garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social, com acesso, permanência e conclusão, em todos os níveis, etapas e modalidades; Educação, direitos humanos, inclusão e diversidade.


Ainda dentro dos eixos estão as seguintes temáticas: Gestão democrática e educação de qualidade; Valorização de profissionais da educação; Financiamento da educação pública, com controle Social e garantia das condições adequadas para a qualidade social da educação; Educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade e o desenvolvimento socioambiental.


O encontro segue no período da tarde com a leitura e aprovação das propostas, encerrando com a eleição e posse dos delegados que vão representar os municípios envolvidos na Conferência Estadual.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: