Nesta terça-feira, ocorreu, no município de Itororó, um encontro da categoria dos professores para reinvindicar melhorias no setor e para a classe. O encontro aglutinou bastante pessoas e dele brotou alguns encaminhamentos. O problema, porém, é que a categoria, no encontro de hoje, foi mobilizada pelo sindicato da APLB, que não possui legalidade para esse tipo específico de atuação.
A APLB Sindicato não possui cadastro no Ministério do Trabalho em Brasília e, por essa razão, não pode ter representatividade jurídica nem legitimidade para representar a categoria em Itororó.
O sindicato que tem legitimidade para essa ação é o SINSERVITO - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itororó, pois possui o cadastro no Ministério do Trabalho em Brasília. Essa questão já foi debatida e batida o martelo, conforme comprova o documento encaminhado ao prefeito Paulo Rios (PP) pelo Ministério da Economia, em 2021.
Portanto, sendo assim, a APLB Sindicato não possui legitimidade jurídica para mobilizações, cobranças e encaminhamentos no município de Itororó, ainda que possamos considerar as reinvidicações justas, dentro da lei, isso é inviável.
Confira, abaixo, o documento expedido pelo Ministério da Economia, em 2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário: